terça-feira, 16 de março de 2010

Colocando o Database Desktop e o BDE Admin de volta no Delphi 2009/2010

Para aqueles que utilizavam o Delphi 7 e passaram ao 2009 ou 2010, devem ter sentido falta dos controles para acesso ao "BDE Admin" e para o "Database Desktop" no menu "Tools".


Ambos ainda são instalados por padrão juntamente com o Delphi, apenas não tem mais este atalho para acessá-los.


Para adicioná-los de volta, basta seguir um processo bem simples:

1)Vá até o menu "Tools", e depois até "Configure tools".

2)Clique no botão "Add" e depois em "Browse".

3)Localize o BDE Admin em "C:\Program Files\Common Files\Borland Shared\BDE".

4)Localize o "Database Desktop" em "C:\Program Files\Common Files\CodeGear Shared\Database Desktop".

Pronto! Ambos agora estarão fixos no menu "Tools".

17 comentários:

  1. Salvou a minha vida, eu ja estava desistindo de procurar os Database Desktop e o BDE Admin no 2010... quebrou um galhao com esse tutorial... Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela dica. Perdi um tempâo e não conseguia resolver, até ler seu tutorial. Ainda bem que existem pessoas que gostam de ajudar...

    ResponderExcluir
  3. TENHO UMA PERGUNTA
    NO DELPHI 7 TEM MENU CHAMADO DATABASE ONDE SE PODE ACESSAR A OPÇÃO FORM WIZARD ONDE EU ENCONTRO ISSO NO DELPHI 2010

    ResponderExcluir
  4. valeu cara, esse negócio tava escondido..eauhaeuh

    ResponderExcluir
  5. instalei os dois beleza, contudo quando clico, só aparece a interface do database, ja o bde administrator aparece a pensagem unable to execute '''c:\program files (x86) common files\borlan shared\BDEzbde admin.exe''(erro 740) - se alguem puder me ajudar agradeço bastante

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado BLACK SPIDER. apenas o Database Desktop não abre por causa da incompatibilidade com o Win7

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Black Spider.
    mas no meu computador não resolveu, colocar os links no meu Tools do Delphi, a unica solução foi executar o Bde Admin e o Database Desktop, como administrador.
    desde jeito eles funcionarão normal, mas valeu obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Vlw Spider, me ajudou e tanto, to criando um programa aqui no Delphi 2010 com um livro de Delphi 6, hahahaha não sabia mais o q fazer...

    Brigadão !

    ResponderExcluir
  9. Valeu Fera, já estava desistido do delphi 2010 e voltando para o Delphi 7; muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. graças a DEUS existe pessoas que realmente sabe do que estao falando
    valeu

    ResponderExcluir
  11. Galera, agradeço a todos pelos comentários positivos.

    ResponderExcluir
  12. Também fui agraciado com estas dicas.
    Agora posso atualizar meus programas usando o Delphi10. Deus te abençoe.
    Grato Valdir

    ResponderExcluir
  13. Tenho Delphi 7 instalado no meu PC e no Note, ambos com windowns 7 versao ultimate e home edition respectivamente, porem no PC não abre o database desktop. Como faço?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir