Devemos tomar certos cuidados com a segurança ao navegar na internet. Existe uma verdadeira fauna esperando para infectar nossos computadores, extrair todos os tipos de dados ou danificar arquivos importantes. Mas estes cuidados não devem ser tomados apenas ao se navegar na rede, pois os worms, trojans, hijackers, keyloggers, entre outros, também podem ser transmitidos via mídia, principalmente por discos removíveis como os pen-drives.
Como é bem melhor prevenir que remediar, seguem algumas dicas para evitar a contaminação por estas pragas cada vez mais presentes:
1)Utilizar um bom antivírus e mantê-lo atualizado.
O segredo na utilização de antivírus é mantê-los atualizados. Um bom antivírus pago, porém desatualizado, não é melhor que um gratuito e atualizado. Por isso, se você não puder pagar por um, não se preocupe, apenas mantenha o seu atualizado. Seguem os link's para download de três dos melhores antivírus gratuitos.
Avast! Home edition
http://www.avast.com/por/download-avast-home.html
Avira Antivir Personal Free
http://www.free-av.com/en/trialpay_download/1/avira_antivir_personal__free_antivirus.html
AVG Antivírus Free Edition
http://free.avg.com/br-pt/download-avg-anti-virus-free-edition
2)Complementar o antivírus com um anti spyware/anti malware.
Os antivírus, por melhores que sejam, às vezes podem deixar passar um spyware ou malware e por isso, também é muito importante complementar a segurança com um anti spyware/malware. Seguem os link's de dois ótimos programas gratuitos.
Malwarebytes Anti-Malware
http://download.cnet.com/Malwarebytes-Anti-Malware/3000-8022_4-10804572.html?part=dl-10804572&subj=dl&tag=button
Ad-Aware Free
http://www.lavasoft.com/products/ad_aware_free.php
3)Antes de abrir um pen-drive, seja pela execução automática ou manualmente, faça um escaneamento com seu antivírus e principalmente com um anti-malware. Ainda assim, há alguns vírus que se alojam na memória do micro assim que o pen-drive é conectado e não poderão ser removidos normalmente. Para removê-los é necessário iniciar o micro em "Modo Seguro"(ligue o micro pressionando [F8]) e seguir os procedimentos abaixo ou fazer um escaneamento completo de todos os discos, tanto HD's quanto pen-drives.
4)Uma forma de saber se a mídia está infectada é abrir o prompt do MS-DOS, para isso basta abrir o "Menu Iniciar" e digitar "Cmd" na caixa de pesquisa (Win Vista/Seven) ou "Command" no "Executar"(Win 98/XP). Depois, é só clicar em "OK" ou teclar [ENTER]. Com o prompt aberto, verifique qual a unidade do seu pen-drive, abra e digite "attrib *.* -h -s -r /d /s". Com isso, os atributos de arquivo oculto, de sistema e somente leitura serão removidos de todos os arquivos e os possíveis vírus ficarão visíveis e sem defesas. Depois, basta deletá-los pelo próprio prompt(usando "DEL") ou pelo windows explorer(usando o mouse/teclado).
Seguindo estas dicas, dificilmente seu micro será infectado. Não se esqueça de manter o sistema operacional e o antivírus atualizados e não facilite, clicando em link's ou acessando páginas suspeitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário