Com o lançamento do novo Ubuntu Linux 9.10, deixei para trás o Mint e tenho algumas experiências para contar e soluções para passar adiante.
O Karmic Koala, codinome da nova versão, chegou com muitas novidades, começando pela aparência mais "lapidada" e o recurso chamado "Ubuntu One", que será explicado mais adiante. Também está com um boot muito mais rápido e maior facilidade na instalação dos programas pelo uso da "Central de programas do Ubuntu", por onde podem ser instalados ou removidos os programas desejados.
Com todas estas novidades, porém, não poderiam faltar alguns pequenos problemas de incompatibilidade, mas nada que não seja resolvido com algumas pesquisas no onisciente Google.
Quanto à aparência, podemos destacar o visual mais moderno, mas nada que descaracterize a distro. Pode-se notar uma leve mudança nos ícones e na barra de tarefas superior.
O recurso chamado "Ubuntu One" permite armazenar até 2GB de dados na nuvem, sem custos. É muito útil, pois sincroniza arquivos diretamente do PC com uma pasta de armazenamento na WEB.
A "Central de programas do Ubuntu" é uma melhoria bastante importante para facilitar a instalação/remoção de programas, principalmente aos novatos. Basta abrí-la, clicar em uma das opções de softwares oferecidos e selecionar o que deseja instalar.
O resto é feito automaticamente.
Para remover, o processo é o mesmo. Vale lembrar que são milhares de programas free/open source disponibilizados diretamente nos repositórios oficiais, portanto, não há porque buscar nada fora de lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário