domingo, 29 de dezembro de 2013

Linux - Grub2 Timeout - Fazendo o Grub2 esperar a escolha do SO


Ao instalar uma distro Linux baseada em Debian,  em dual-boot com outro sistema operacional, seja o Windows, ou outra distro, o gerenciador de boot instalado, geralmente é o Grub2.
Ao ligar o micro, por padrão, haverá uma contagem regressiva de 10 segundos na tela do Grub2 para que seja escolhido o sistema operacional desejado. Em alguns casos, este tempo é curto demais e o S.O "bootado" acaba não sendo o que desejávamos acessar no momento.
Para resolver este problema, temos 2 opções, ambas podem ser implementadas editando-se o arquivo de configuração do Grub2.
A primeira opção é configurar o tempo de espera, "GRUB_TIMEOUT", para um valor maior, ou infinito.
Para isso, basta acessar um terminal e digitar: "sudo gedit /etc/default/grub", sem as aspas. Com isso, será aberto o arquivo de configuração. Localize a linha "GRUB_TIMEOUT", apague o valor padrão, geralmente 10 e digite o valor desejado em segundos, ou use "-1" sem as aspas, para "infinito" . Feche e salve o arquivo. Ainda no terminal, digite "sudo update-grub2". Pronto, ao ligar o micro, ele ficará na tela de espera do Grub2 aguardando que um sistema operacional seja selecionado.
A segunda opção é fazer com que o sistema iniciado por padrão seja o desejado, como o Windows por exemplo. Assim, ao ligar o micro, se você não selecionar outro S.O antes do final da contagem, o Windows será iniciado.
Para isso, também é necessário editar o arquivo de configuração digitando em um terminal: "sudo gedit /etc/default/grub", sem as aspas.
Localize a linha "GRUB_DEFAULT" e altere seu valor. Esta variável funciona como um contador e inicia em "0" (zero).
Por exemplo, se na sua tela do Grub existem 3 opções de boot, então a primeira seria o "0", a segunda seria o "1" e a terceira seria o "2". Se o Windows for o terceiro sistema operacional, então o valor seria "2".
Basta colocar a opção que você quer que inicie por padrão, fechar o arquivo, salvar e digitar em um terminal "sudo update-grub2".

Nenhum comentário:

Postar um comentário